Publicado em: 23/02/2020 13:37:01

Compartilhe Facebook Twitter

De sem teto a empresário, conheça a história do “pizzaiolo” Rafael Gurgel que quer chegar a câmara de Sousa – VEJA  - Foto: reprodução
Foto: reprodução
A eleição de 2020 na cidade de Sousa, no alto sertão da Paraíba, apresenta vários personagens interessantes da vida real. É o caso de Rafael de Aquino Gurgel de 33 anos, mais conhecido como “Rafael da pizzaria” que nesse ano eleitoral irá tentar chegar à câmara de vereadores trazendo consigo, além de tudo, uma vasta experiência de vida e também profissional.


Rafael teve um inicio de vida diferente dos demais, ainda na infância juntamente com a sua família enfrentou problemas financeiros graves, chegando inclusive a morar na rua durante alguns dias. De acordo com o próprio Rafael, teve que dormir várias noites no pátio de um dos postos de combustíveis da cidade de Sousa porque seus pais tiveram que se deslocar para o estado do Ceará, mas pelo amor que sempre sentiu a cidade preferiu ficar e lutar pelos seus objetivos, mesmo sem ter sequer onde morar “eu tive que dormir no pátio de um posto de combustíveis e contar com a solidariedade de alguns amigos para me alimentar, mas mesmo assim preferi permanecer em Sousa, por acreditar que aqui realizaria os meus sonhos e objetivos” disse em tom de emoção e orgulho.


Mesmo diante da grave situação, com muita força e perseverança, ele buscou se estabelecer no mercado de trabalho através de iniciativas próprias de se inserir como profissional, e conseguiu. Rafael se tornou autônomo, ao buscar se especializar em algumas áreas.

Antes, porém, na fase da adolescência ainda chegou a servir ao exercito brasileiro durante certo período, fase que ele considerou de bastante valia para a sua vida “foi importante, foi no exercito que aprendi valores que ponho em prática até hoje em minha vida” salientou.


Contudo, Rafael se encontrou de verdade no empreendedorismo, onde se tornou autônomo e procurou desde cedo o seu próprio negocio. A princípio fez cursos relacionados à mecânica e de cara se tornou empresário no ramo de concerto e venda de peças de motocicletas na cidade de Sousa.

“Eu comecei montando uma loja de peças e concerto de motocicletas, ramo que me deu certa estabilidade para a sequência da vida empresarial, inclusive em outros ramos do empreendedorismo” observou Rafael.

Hoje graças ao seu esforço e contando com o apoio da esposa,Josivânia, ele se estabeleceu como empresário no ramo de pizzaria, onde além de pizzaiolo é um dos empreendedores mais bem sucedidos do seguimento no comercio de Sousa e região.


A pizzaria “Big Cheff” hoje é uma das mais frequentadas da cidade e região e comprova a veia empreendedora de “Rafael da Pizza” para negócios.

Pai de dois filhos, Rafael também pretende entrar na política para contribuir na construção de um futuro melhor, tanto para os seus como também para os demais.


É justamente com esse mesmo princípio de comprometimento com o qual se envolve em seus objetivos que ele quer chegar à câmara de Sousa. Ele pretende concorrer a uma das vagas e por isso já vem se preparando para tanto.

Recentemente assumiu o comando do PSD (Partido Social Demócratico), diretório local e já conta com vários apoios neste sentido.
Rafael tem perfil reivindicador, em uma ocasião recente, ele foi ao encontro do governador da Paraíba, João Azevedo (PSB) e fez cobranças severas em favor da sociedade sousense, principalmente com relação a saúde das crianças da cidade, que vinham sofrendo prejuízos junto ao hospital regional localizado na cidade.



“Estivemos com o governador João Azevedo para cobrar da maior autoridade do estado um posicionamento mais sério dele com relação a situação de descaso que vem ocorrendo no hospital regional, essa mudança recente na direção do hospital deve-se muito também a cobrança que fizemos pessoalmente ao governador” pontuou.




Rafael é pré-candidato a vereador em Sousa pela primeira vez em sua vida, e decidiu tomar essa iniciativa por conta da indignação de observar muita gente no atual poder legislativo sousense, mas poucos comprometidos com os reais problemas da cidade.

O empresário é da nova geração de políticos que pretendem chegar a câmara de Sousa com propostas inovadoras e fazer com que os reais interesses populares tenham voz no poder legislativo local.

Por Ivandney Sena

Desenvolvido por 7S