Publicado em: 01/09/2021 12:53:59

Compartilhe Facebook Twitter

Projeto de lei de autoria de Novinho de Carlão aprovado na câmara estabelece criação de Políticas Públicas de prevenção ao suicídio em Sousa-PB - Foto: reprodução
Foto: reprodução
Aproveitando a oportunidade em que o mês de setembro teve início e que este mês é dedicado às causas ligadas ao combate ao suicídio, o blog Ivandney Sena lembra que já existe um projeto de lei que foi aprovado pela câmara municipal de Sousa, no sertão do estado, cuja autoria é do vereador Carlos Henrique Abrantes Marques (Novinho de Carlão), que versa justamente sobre medidas e iniciativas que objetivam a realização de campanhas e atividades voltadas para esse tema.

Conforme o projeto nº 050/2021 fica instituída a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio e de Valorização da Vida a ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o texto do projeto, entre outras coisas, a lei compreende ações a serem realizadas pelo poder público municipal, como por exemplo: 

I. Execução de campanhas de divulgação de materiais virtuais e impressos, com foco informativo e educativo de valorização da vida.

II. Desenvolvimento de estratégias de informação, de comunicação e de sensibilização da sociedade de que o suicídio é um problema de saúde pública que, pode ser prevenido.

III. Realização de palestras, cursos, eventos musicais e artísticos, atividades esportivas, oficinas temáticas, campanhas, caminhadas, encontros, fóruns, debates e seminários voltados à população em geral e aos profissionais da área de saúde com temas de relevância social, tendo como foco central o combate ao suicídio es cuidados com a saúde mental e psicológica e com orientação e alerta sobre o quadro clínico psicológico, especialmente com a análise de tendências comportamentais de potenciais de autoextermínio.

De acordo com o vereador Novinho de Carlão, autor do projeto que foi sancionado pelo prefeito da cidade, o objetivo deste projeto é instituir a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Suicídio e de Valorização da Vida, criando a Semana Municipal de Prevenção do Suicidio e da Valorização da Vida, instituindo o mês de setembro como "Setembro Amarelo" e acrescentando tais atividades no calendário do município. 

Com também reforçar que o dia 10 de setembro é o "Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio" e, por isso, a semana que compreende o dia mundial é incluida no calendário do município e o mês de setembro como "Setembro Amarelo".







Desenvolvido por 7S