Publicado em: 25/04/2018 15:15:12

Compartilhe Facebook Twitter

Dona de casa está praticamente ilhada por causa de esgoto ao redor de sua casa em Sousa – Imagens/áudio - Situação crítica de uma moradora do Conj. CEAHP de Sousa-PB (Foto: autoral)
Situação crítica de uma moradora do Conj. CEAHP de Sousa-PB (Foto: autoral)
A reportagem do Blog Ivandney Sena esteve visitando a pedido de moradores, o conjunto da CEHAP na cidade de Sousa no sertão do estado da Paraíba, e lá constatou a falta de assistência total por parte do poder público municipal em relação ao saneamento básico e a infraestrutura. Conforme os depoimentos de vários moradores do local, não existe ação alguma do município no sentido de oferecer melhorias ou um pouco de qualidade de vida aos que ali residem.

Os problemas são verificados de várias formas e vão desde esgotos a céu aberto até a falta de iluminação pública, apesar de a prefeitura cobrar à famosa CIP (Contribuição de Iluminação Pública).

Nessa localidade, crianças convivem em contato direto com o mau cheiro dos esgotos e animais doentes nas ruas, sem que haja a presença efetiva da prefeitura e órgãos competentes para solucionar as questões mais urgentes.

Dentre todos os casos e depoimentos que foram colhidos através da nossa reportagem, um dos que mais chama a atenção é o caso da jovem Emanuely, mãe de três crianças, ela relata que mora literalmente dentro de um esgoto a céu aberto, já que sua casa está envolvida em meio a uma poça de água vinda das redes ondem passam os dejetos na rua onde mora.
A jovem dona de casa diz que não suporta mais tanta fedentina, mas que infelizmente tem que permanecer no local, já que é a única moradia disponível que ela possui “essa foi à única casa que eu consegui pra morar, eu não posso sair porque não tenho outro lugar pra ir, então tenho que ficar mesmo contra a minha vontade” disse a Emanuely.

Ela revela que já fez solicitações junto aos órgãos responsáveis, mas até agora aguarda o serviço “já fui ao DAESA reclamar sobre a situação, mas ainda não vieram resolver” completou.


Além de casos como o de Emanuely, outros casos também são verificados no Conj. CEHAP em Sousa, mas a sensação de abandono dos moradores é muito grande, eles aguardam uma posição da prefeitura municipal de Sousa, no sentido de apresentar alguma solução para as necessidades mostradas na reportagem.



Da redação com Ivandney Sena

Desenvolvido por 7S