Publicado em: 22/07/2018 14:56:56

Compartilhe Facebook Twitter

Jornalista de agência internacional diz que Sousa está se transformando na capital da “Energia Solar” – OUÇA - Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
Por Ivandney Sena - O jornalista brasileiro, filho de imigrantes japoneses, Mário Osava, da agência internacional de notícias ipsnews.net esteve na cidade de Sousa no sertão da Paraíba e conversou com o Blog Ivandney Sena. Ele esteve visitando e realizando a cobertura sobre a expansão da energia solar na região, e saiu com a impressão positiva do trabalho que vem sendo desenvolvido por ativistas e empresas do setor.

Mário é correspondente no Brasil da agência de notícias Inter Press Service (IPS) desde 1980. Ele também escreve para o Jornal da Cidadania, publicação bimestral da organização não governamental Ibase (Instituto Brasileiro - Análise Social e Econômica) e ocasionalmente para outras mídias. É membro de conselhos ou assembléia de sócios de várias organizações não governamentais, como o Ibase, o Instituto Fazer Brasil e a Agência de Notícias dos Direitos da Criança (ANDI).


De acordo com o jornalista, a cidade de Sousa já se destaca neste seguimento e já pode ser considerada uma espécie de capital da energia solar por conta das iniciativas pioneiras que vem sendo desenvolvidas na região “a gente já pode chamar Sousa de capital, porque proporcionalmente o que já existe aqui de energia solar, é mais do que existe nas capitais que tem populações de milhões, enquanto aqui é de apenas 80 mil pessoas” enfatizou Osava.

O jornalista chama atenção para uma realidade que já acontece em Sousa, que diz respeito à existência de empresas que executam e montam projetos com instalação de várias placas “fotovoltaicas” em vários estabelecimentos da cidade “aqui já há projetos que demonstram a eficiência da energia solar e as transformações que isso pode provocar” disse Mário. 

Encerrando, o jornalista também destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo CERSA (Comitê de Energia Renovável do Semiárido), que mostra a importância da energia solar sob o ponto de vista, teórico, social, econômico, ambiental, etc.


Mário Osava adiantou que voltará a região em outras oportunidades, para a conclusão do trabalho de cobertura sobre as transformações promovidas pela energia solar no semiárido sertanejo. O jornalista brasileiro de descendência oriental, esteve em Sousa a convite do coordenador do CERSA e advogado César Nóbrega, que capitaneia o trabalho de disseminação da importância das energias renováveis na região do sertão paraibano.


Da redação

Desenvolvido por 7S