Publicado em: 13/08/2018 21:57:55

Compartilhe Facebook Twitter

Paraíba não deverá ser afetada por conta de rompimento na transposição - CONFIRA - Foto: reprodução
Foto: reprodução
O rompimento de um trecho do canal do eixo norte da transposição do São Francisco não vai atrasar o cronograma de entrega da obra, prevista para estar conclusa até o fim deste ano. A informação foi confirmada ao Portal Correio nesta segunda-feira (13) pelo Ministério da Integração Nacional, responsável pela obra.

Leia também: Canal do eixo norte da transposição rompe e governo vê ato criminoso

Conforme o Ministério, a previsão era de que as obras para recuperar o trecho rompido estavam previstas para terminar nesta segunda, mas após uma reanalise do problema foi constatada necessidade de uma melhor reestruturação.

“Após novas análises, constatou-se que o dano causado ao trecho foi maior do que o inicialmente avaliado. Desta maneira, a restauração do canal deverá ser concluída até o final desta semana”, informou o Ministério.

Águas só devem chegar à Paraíba em 2019

Segundo o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, o estado só deve receber as águas do eixo norte da transposição a partir do início de 2019.

“Não iremos receber essas águas este ano porque elas irão seguir direto de Salgueiro para o Ceará, enchendo o açude de Jataí, o que deve demorar até outubro. Além disso, existem obras que ainda precisam ser complementadas e acabadas para que as águas possam descer para a Paraíba, abastecendo os rios Piranhas e Piancó, levando água para o Sertão”, afirmou João Fernandes.

Desenvolvido por 7S