Publicado em: 17/05/2023 09:56:05

Compartilhe Facebook Twitter

Sousense fica em 1º lugar em premiação, por apresentar trabalho sobre como lidar com a ansiedade no ambiente escolar - Foto: reprodução
Foto: reprodução
A Psicóloga Talita Juvêncio de Almeida, após a apresentação de um trabalho inovador e aberto à perspectivas promissoras quanto à comunidade educacional buscar bem lidar com a ansiedade no ambiente escolar, foi premiada com a primeira colocação na “IV Mostra ‘Paraíba Aqui tem SUS”.

O evento aconteceu no dia 2 de maio, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa (PB) e foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) e a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), com o apoio da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba (SEMS-PB), a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Plataforma Colaborativa IdeiaSUS/Fiocruz.

No total, foram avaliados 147 trabalhos na etapa virtual e 60 foram selecionados para a etapa presencial. Nesta fase, foram premiadas 17 experiências, sendo o trabalho “Ansiedade na Escola: Diagnóstico, Prevenção e Tratamento de Crianças e Adolescentes com Transtorno de Ansiedade”, de autoria da psicóloga Talita Almeida, premiado com a primeira colocação.

O trabalho apresentado, foi desenvolvido em Santa Cruz, Sertão paraibano, em uma escola de Ensino Fundamental. A psicóloga é servidora pública do município, atuando há 4 anos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).

Talita Almeida destacou que o índice de aceitação e êxito do projeto garantiram sua continuidade no segundo semestre deste ano, desta feita levado a todas as escolas de Santa Cruz:

“O trabalho foi realizado em uma escola da rede Estadual de ensino fundamental. Participaram do estudo cerca de 104 crianças e adolescentes na faixa etária entre 11 a 19 anos. Em um primeiro momento aplicamos uma escala de avaliação e diagnóstico de ansiedade. A avaliação aconteceu no mês de agosto de 2022. Posteriormente, realizamos oficinas terapêuticas com aqueles alunos que apresentaram quadro sugestivo de ansiedade, no resultado da escala. As oficinas tiveram como objetivo trabalhar questões relacionadas à ansiedade assim como autoconhecimento e habilidades sociais. O projeto foi tão bem sucedido, que terá continuidade no segundo semestre de 2023, dessa vez, expandindo para outras escolas do município de Santa Cruz”, disse.

Com a premiação, a Psicóloga Talita Almeida irá apresentar o trabalho na 18ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”, que ocorrerá no mês de Julho em Goiânia/GO, onde concorrerá a outras premiações em meio aos 27 estados da Federação. Agora não apenas representando Santa Cruz, mas o estado da Paraíba.



Desenvolvido por 7S