Publicado em: 16/04/2024 16:02:12
Tricampeonato conquistado e calendário e receita garantida para 2025. Depois do “bater na trave†com dois vice-campeonatos recentes, o Sousa “espantou o fantasma†e voltou a ser campeão, no último sábado, coroando a regularidade que a equipe vinha tendo nas últimas temporadas. O tÃtulo conquistado em pleno estádio O Almeidão, “calou†a torcida do Botafogo (PB) e coroou a temporada vitoriosa do Dino até o momento.
O time sertanejo chegou à grande decisão do Paraibano em três dos últimos quatro anos. Nas outras ocasiões, o clube foi superado pelo Campinense, em 2021, e pelo Treze, em 2023.
O tÃtulo do Estadual veio após uma partida intensa, onde o Dino viu o Botafogo-PB empatar nos minutos finais, e levar a decisão para os pênaltis. O primeiro jogo da decisão disputado no Marizão, terminou empatado em 0 x 0. Na partida de volta, o Dino segurou o Belo no Almeidão, conseguindo arrastar o empate em 1 x 1 tendo levantado a taça nos pênaltis. Antes da grande decisão, o Dino havia eliminado o Treze em pleno Amigão.
Foi o primeiro tÃtulo de Paulo Schardong. O treinador enfim, pôde gritar “é campeão†pela primeira vez na sua carreira como técnico. Ela já havia conquistado a Copa do Nordeste em 2013, com o Campinense, mas como auxiliar-técnico.
Com a conquista, o Sousa tornou-se tricampeão Estadual; antes havia sido campeão em 1994, 2009.
A conquista do Campeonato Paraibano, torna 2024 a melhor temporada da história do Sousa. Além de subir ao lugar mais alto do pódio no estado, o time também está fazendo história na Copa do Brasil. Na competição nacional, o Dino já eliminou o Cruzeiro, maior campeão do torneio; e o Petrolina. Agora, a equipe paraibana aguarda pelo seu adversário na 3ª fase.
Além de tudo isso, o Sousa ainda disputará, novamente, a Série D do Campeonato Brasileiro. No ano passado, a equipe chegou ao tão esperado mata-mata do acesso, e ficou a uma vitória de subir para a 3ª divisão nacional. Com a campanha no estadual, o Dinossauro do Sertão já garantiu vaga nas competições nacionais de 2025.
E pelo menos garantiu para o próximo ano uma receita de R$ 2 milhões, somando as participações na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e na Série D, caso não conquiste o acesso este ano.